Rio Branco, AC, 11 de maio de 2025 13:25
img_2768-1.jpg

Sebastião Bocalom anuncia a construção de novas moradias em Rio Branco, mas omite que a iniciativa é do Governo Federal

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na manhã desta sexta-feira (09), o prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom (PL), anunciou em seu gabinete a construção de mais 96 unidades habitacionais por meio do Programa Minha Dignidade. Apesar de mencionar o programa, o prefeito evitou destacar que os recursos são majoritariamente federais, provenientes do Minha Casa, Minha Vida, uma iniciativa do governo federal voltada para a redução do déficit habitacional e o amparo a famílias em situação de vulnerabilidade social.

As novas unidades beneficiarão principalmente famílias que vivem em áreas de risco ou às margens do Rio Acre. Com essa nova etapa, a gestão Sebastião Bocalom alcança 445 moradias autorizadas. As obras ocorrerão nos bairros Santa Afonso, Rosa Linda, Rui Lino, Carandá e Bonsucesso.

“Estamos levando dignidade às pessoas”, afirmou Sebastião, sem fazer menção direta ao papel central da União no financiamento das obras. Segundo ele, parte das unidades será entregue até dezembro deste ano, com a conclusão dos demais imóveis prevista para janeiro de 2026.

Victoram Costa, superintendente em exercício da Caixa Econômica Federal no Acre, detalhou o andamento do processo: “Agora seguimos para a etapa de análise do Ministério das Cidades. A partir da regularização da contrapartida financeira, as empresas apresentarão os projetos e poderemos dar início às obras”.

O anúncio, apesar de positivo para as famílias contempladas, expõe mais uma vez o esforço de autoridades locais em se apropriar de iniciativas nacionais sem o devido reconhecimento ao papel estruturante do governo federal.