Os candidatos que participaram da primeira edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) têm até esta quinta-feira (15), para entrar com recursos referentes às notas provisórias da prova discursiva.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o procedimento deve ser feito exclusivamente online, por meio do Sistema Revalida. O órgão ressalta que não serão aceitos recursos fora do sistema ou fora do prazo estabelecido.
O Revalida é destinado a médicos — brasileiros e estrangeiros — formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame busca garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país, avaliando os conhecimentos teóricos e práticos exigidos no exercício da medicina.
Segundo o edital da primeira etapa do Revalida 2025, os participantes só poderão questionar as pontuações atribuídas em cada quesito avaliado, com base na versão definitiva do padrão de resposta. O candidato não pode se identificar em nenhuma parte do recurso. Caso isso ocorra, o pedido será automaticamente reprovado.
O resultado final da prova discursiva será divulgado no dia 3 de junho, na Página do Participante, acessada por meio do login da conta Gov.br. Nessa ocasião, o Inep apresentará as justificativas individualizadas para o deferimento ou indeferimento de cada recurso, com base na análise feita pela banca corretora do exame.