A Universidade Federal do Acre (UFAC), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), publicou edital de chamada pública para preenchimento de 255 vagas remanescentes nos cursos de graduação com ingresso ainda no ano de 2025. As vagas são oriundas do não preenchimento total das oportunidades ofertadas inicialmente pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), conforme o Edital nº 02/2025/PROGRAD.
A seleção é voltada a candidatos que tenham concluído o ensino médio (ou curso equivalente) e realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das cinco últimas edições (2020 a 2024), desde que não tenham zerado a redação nem faltado a um dia de prova.
A classificação será realizada com base na maior pontuação bruta obtida em qualquer uma dessas edições, somando-se as notas de todas as áreas do conhecimento e da redação. Em caso de empate, serão considerados, sucessivamente: maior nota na redação, idade igual ou superior a 60 anos, maior idade e, por fim, sorteio público.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre 20 e 23 de maio de 2025, no site [https://sistemas.ufac.br/vestibular\_especifico](https://sistemas.ufac.br/vestibular_especifico). Os candidatos deverão indicar a instituição, o campus, o curso e o turno desejados. Não será permitida a inscrição para mais de uma opção.
A classificação obedecerá à ordem decrescente das notas dos candidatos por curso e turno. Importante destacar que não haverá nova reserva de vagas por cotas, visto que as vagas disponíveis já são remanescentes após a aplicação do sistema de cotas da seleção anterior. Poderá haver acréscimo de vagas oriundas da quarta chamada do SISU, desde que o curso em questão não possua lista de espera.
O ingresso será realizado no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2025, conforme o cronograma de cada curso. O processo de matrícula institucional ocorrerá em duas etapas: a primeira, online, consistirá no envio dos documentos exigidos, incluindo o formulário socioeconômico, e a segunda, presencial, para validação da documentação. O não cumprimento de qualquer etapa ou a ausência de documentação implicará na perda da vaga.
Entre os documentos exigidos para matrícula estão: certificado ou histórico escolar do ensino médio, documento oficial com foto, CPF, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos), comprovante de residência, e, no caso dos homens, comprovante de quitação com o serviço militar. Candidatos que tenham cursado o ensino médio no exterior deverão apresentar parecer de equivalência dos estudos.
Após a matrícula institucional, os aprovados também deverão realizar obrigatoriamente a matrícula curricular, sob pena de perda automática da vaga. A solicitação será feita por meio do Portal do Aluno da UFAC ou outra ferramenta eletrônica especificada nos editais de chamada.
Mais detalhes sobre o processo, incluindo o edital completo e a lista de cursos com vagas disponíveis, estão disponíveis no portal da Pró-Reitoria de Graduação da UFAC, em: [www.ufac.br/prograd](http://www.ufac.br/prograd).