Rio Branco, AC, 24 de maio de 2025 07:06
img_4574-1.jpg

Com exposição no Via Verde Shopping, Polícia Militar do Acre comemora 109 anos com interação e conscientização

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Olhares curiosos, interação intensa com o público e muitos aplausos marcaram a “Exposição PMAC 109 Anos”, realizada no último sábado (17), no Via Verde Shopping, em Rio Branco. A exposição contou com a presença da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, e do subcomandante, coronel Kleison Albuquerque.

O evento faz parte da programação comemorativa do 109º aniversário da Polícia Militar do Acre (PMAC) e teve como principal objetivo aproximar a corporação da comunidade, apresentando a diversidade de serviços prestados à sociedade.

Entre os destaques da exposição estavam os estandes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e suas companhias especializadas – CPCães, Choque, Giro e Rotam –, além do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), o 1º e o 3º Batalhões da capital, a Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha (CPMP) e as diretorias de Ensino e Saúde.

Logo na entrada, as viaturas em exposição chamavam a atenção de quem passava, dando o tom da presença marcante da instituição no evento. Ao circular pelos estandes, o público teve a oportunidade de conhecer de perto armamentos, veículos, uniformes, insígnias e outros equipamentos utilizados no cotidiano dos policiais militares. Crianças e adultos interagiram livremente, fazendo perguntas, tirando fotos e conhecendo detalhes sobre a carreira militar.

Para o major Marcos Lima, organizador do evento, a exposição vai além da comemoração: “A procura por um evento desta natureza é justamente mostrar para a sociedade que a Polícia Militar vai além do policiamento preventivo e ostensivo, ela possui também atividades comunitárias e de atendimento social ao cidadão”, disse. 

Durante o evento, os policiais do BPTran e da CPMP também promoveram campanhas educativas importantes, como o “Maio Amarelo”, de prevenção a acidentes de trânsito, e a campanha “Não é Não!”, de combate ao assédio e à importunação sexual. Materiais informativos foram distribuídos ao público ao longo da programação.