A sessão da Câmara de Vereadores de Rio Branco, realizada na manhã desta terça-feira (20), foi interrompida para atender um grupo de moradores do bairro Castelo Branco, localizado na Baixada da Sobral. Eles se manifestaram contra a possível transferência do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para o bairro.
Preocupados com o impacto da mudança, os moradores pediram apoio dos parlamentares e argumentaram que o bairro já enfrenta diversos problemas sociais, de infraestrutura e segurança. A chegada do equipamento público, segundo eles, agravaria ainda mais as condições locais.
“Uma mudança drástica, como a gente sabe, tanto na família quanto na rotina da gente, ela vem em vários danos.
Então, essa mudança drástica é acarretada ainda com a desobediência da lei”, disse Elson Constância, vice-presidente da Associação do Conjunto Castelo Branco.
A movimentação levou os vereadores a interromperem temporariamente a sessão para ouvir os apelos da comunidade. Entre os parlamentares que se pronunciaram, o vereador Márcio Mustafá (PSDB) colocou-se à disposição dos moradores. “Eu estou à disposição, gente, à disposição. Mas quando tiver uma briga, vamos todos juntos”, afirmou o vereador.
Após a reunião, foi encaminhado e decidido entre os vereadores uma reunião com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município para decidir medidas sobre a mudança do Centro Pop.