O Governo do Estado do Acre divulgou nesta sexta-feira (23), uma nota oficial de repúdio aos acontecimentos ocorridos durante o encerramento da reunião do GCF Task Force, realizada na Universidade Federal do Acre (UFAC).
O evento, voltado à discussão de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável para regiões de floresta, foi marcado por um protesto que, segundo o governo, teve caráter desordeiro e motivação político-partidária.
Tradicionalmente, as reuniões do GCF Task Force— grupo internacional que reúne estados e províncias comprometidos com a preservação das florestas tropicais — são espaços de diálogo e cooperação entre governos, comunidades locais, ONGs e outros atores. A edição em Rio Branco vinha ocorrendo de forma pacífica até o episódio desta manhã.
Na nota assinada pelo governador Gladson Camelí, o Executivo estadual afirma que o grupo de manifestantes envolvidos “agiu com interesses exclusivamente particulares e políticos”, destoando da proposta do evento, que prioriza contribuições positivas e construtivas para o desenvolvimento das populações amazônicas.
“Essa iniciativa dos desordeiros só tentou causar prejuízos aos participantes, à organização e infelizmente manchar a imagem de todos os acreanos que tradicionalmente são conhecidos como pacíficos e hospitaleiros”, diz trecho da nota.
O Governo do Estado se comprometeu a investigar o ocorrido e responsabilizar os envolvidos.
“Diante do fato, o governo condena veementemente o acontecido, se compromete com a investigação e punição dos responsáveis enquanto segue compromissado com a democracia e a liberdade, uma responsabilidade contínua desta gestão que exige a participação ativa de todos”, finaliza a nota.