Rio Branco, AC, 1 de julho de 2025 16:46
86091f6d-a330-4f21-a24d-ffc48e2a43fd-1.jpg

Câmara de Rio Branco aprova por unanimidade PL de Felipe Tchê que cria Programa de Apoio às Mães Atípicas em Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

Na sessão desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Felipe Tchê (PP), obteve a aprovação unânime do Projeto de Lei (PL), de sua autoria que institui o Programa Municipal de Atenção e Orientação às Mães Atípicas. 

A proposta visa oferecer suporte psicológico, jurídico e assistencial às mães ou responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou doenças raras.

O Programa Municipal de Atenção e Orientação às Mães Atípicas se tornou uma necessidade, levando em consideração os desafios enfrentados por essas mulheres, que muitas vezes lidam com a falta de apoio e recursos.

Os objetivos do programa incluem oferecer apoio psicológico e terapêutico, desenvolver campanhas de sensibilização, fomentar a inclusão social e criar um cadastro municipal das mães atípicas, além de incentivar a participação de Organizações da Sociedade Civil.

O Projeto destaca a realidade enfrentada por essas mães, que frequentemente abandonam ou reduzem suas jornadas de trabalho para cuidar de seus filhos. Segundo dados do IBGE, cerca de 17,3 milhões de pessoas no Brasil possuem alguma deficiência, e uma parte significativa das responsabilidades recai sobre as mães.