×
Imagem destaque

Últimas

Joabe Lira afirma que Câmara precisou reduzir gastos por falta de planejamento da gestão anterior; Raimundo Neném foi o último presidente

Em entrevista ao Alerta Cidade nesta terça-feira (3), o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), afirmou que a atual contenção de despesas adotada pela Casa Legislativa é resultado direto da falta de planejamento da gestão anterior.

Na última segunda-feira (2), o Ato da Mesa nº 04/2025, suspendeu temporariamente a concessão de diárias, passagens aéreas e a realização de treinamentos custeados com recursos públicos.

Segundo Lira, a ampliação no número de vereadores – de 17 para 21 nesta legislatura – não foi acompanhada de um estudo de impacto financeiro, o que gerou um desequilíbrio orçamentário significativo. 

“Tivemos um aumento de quatro vereadores para essa legislatura e não foi feito o planejamento, não foi feito o impacto financeiro e agora nós estamos com os gastos muito altos agora para esse ano para essa legislatura”, disse o presidente da Câmara. 

Além disso, o presidente destacou que, no ano passado, outras despesas da Câmara também foram elevadas, o que agravou ainda mais a situação atual. 

“Agora reunimos com os vereadores, com a mesa diretora, temos mostrado todos os números da casa, toda a parte financeira, toda a parte de contratação E resolvemos em comum acordo com os vereadores essa ação de contenção de gastos para que nós possamos juntos chegar até o final do ano sem prejudicar os trabalhos da Câmara”, destacou Joabe Lira.