Rio Branco, AC, 2 de julho de 2025 20:40
63d80263-ad9f-4571-8649-27a4eea37273-1.jpg

Espetáculo “Um Conto de Fadas Nem Tão de Fadas Assim 2025” inicia nova temporada em escolas de Rio Branco

Facebook
X
WhatsApp
Threads

As bruxas mais atrapalhadas, excêntricas e carismáticas de Rio Branco estão de volta! O espetáculo “Um Conto de Fadas Nem Tão de Fadas Assim 2025” dá início a uma nova temporada com apresentações em cinco escolas públicas da capital acreana. A iniciativa é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital 06/2024 – Produção, Circulação e Intercâmbio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Criado e interpretado pelas atrizes Marina Luckner e Nubia Alves, o projeto apresenta uma divertida adaptação de contos clássicos. Voltado ao público infantojuvenil, o espetáculo vai além do riso fácil, propondo reflexões sobre temas contemporâneos como o uso excessivo de telas, a perda do hábito da leitura e a importância da imaginação.

“A circulação da contação de história ‘Um Conto de Fadas Nem Tão de Fadas Assim’ foi apresentada pela primeira vez em 2024, com apoio da Lei Paulo Gustavo, também pela FGB, em seis escolas de Rio Branco”, lembra Marina. “Agora, em 2025, voltamos com muito entusiasmo para alcançar mais cinco escolas, com o objetivo principal de incentivar a leitura e estimular a criatividade dos estudantes”, completa.

O espetáculo aposta em humor, interatividade e mensagens acessíveis sobre empatia, comportamento e o valor das histórias contadas ao vivo. Além disso, a proposta é inclusiva: conta com interpretação em Libras por Kaio Castro, garantindo acessibilidade para estudantes surdos.

Para Nubia Alves, o espetáculo nasce de uma inquietação comum com Marina: “A montagem surge da nossa inquietação, minha e da Marina, sobre como o uso das telas afeta as novas gerações e o quanto a leitura faz falta. O trabalho é uma adaptação de contos clássicos de bruxas e fadas, trazendo um novo olhar e lições de morais através das histórias atrapalhadas das nossas personagens. A gente espera que, de forma criativa, as crianças saiam tocadas de alguma forma.”

A primeira apresentação acontece no dia 3 de junho, na Escola Aracy Cerqueira, com sessões às 10h e às 13h. Na semana seguinte, no dia 10 de junho, é a vez da Escola José Potiguara receber Meri e Lu e suas histórias nada convencionais.

No dia 17 de junho, o espetáculo será apresentado na Escola Ana Turam, levando ainda mais magia e reflexão aos estudantes. A quarta escola a receber o projeto será a Escola Anita Jangles, no dia 24 de junho, mantendo o formato leve e interativo que já conquistou o público.

Encerrando a temporada, no dia 1º de julho, a apresentação será na Escola Juvenal Antunes, também em dois horários: às 10h e às 13h.