Rio Branco, AC, 11 de julho de 2025 02:01
img_8440-1.jpg

Brasil registra queda no número de jovens que não trabalham e não estudam

Facebook
X
WhatsApp
Threads

O Brasil registrou uma queda significativa no número de jovens entre 15 e 29 anos que não trabalham, não estudam e não se qualificam profissionalmente. De acordo com os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (13), a proporção de jovens nessa situação caiu de 19,8% em 2023 para 18,5% em 2024.

Essa queda representa um avanço importante no sentido de reduzir o número de jovens que estão fora do mercado de trabalho e da educação. O índice alcançou o menor nível da série histórica do IBGE, iniciada em 2019 após atualização metodológica.

A redução desse índice é um sinal positivo de que as políticas públicas e as iniciativas privadas estão surtindo efeito em termos de inclusão de jovens no mercado de trabalho e na educação. Além disso, a queda também pode ser resultado de esforços para melhorar a qualificação profissional e aumentar as oportunidades de emprego para os jovens.