A chegada de uma intensa onda de frio polar nesta terça-feira, 24, provoca mudanças significativas no tempo em estados das regiões Norte e Centro-Oeste, além de áreas da Bolívia e do Peru. A previsão indica tempo instável, chuvas a qualquer hora e queda acentuada nas temperaturas, especialmente no Acre, Rondônia, sul e sudoeste do Amazonas, sul, sudoeste e oeste de Mato Grosso, sul e sudoeste de Goiás, planícies bolivianas e na região de selva do Peru.
Segundo o Portal Otempo Aqui, no Acre, o impacto do frio polar será sentido de forma distinta entre as regiões. No leste e sul do estado — áreas que incluem microrregiões como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira — o tempo ficará encoberto durante todo o dia, com chuvas a qualquer hora e uma queda brusca nas temperaturas logo nas primeiras horas da manhã. Há alta probabilidade de chuvas fortes. A umidade relativa do ar mínima varia entre 75% e 85% à tarde, e a máxima, entre 85% e 95% ao amanhecer. Ventos de sudeste sopram de forma contínua, entre fracos e moderados, com rajadas intensas.
Já no centro e oeste do Acre, que compreende microrregiões como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o tempo será quente e abafado durante o dia, com predomínio de sol entre nuvens e possibilidade de chuvas localizadas. A partir do início da noite, a chegada da frente fria deve provocar queda nas temperaturas, com potencial para chuvas intensas e temporais. A umidade mínima deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, com máximas entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos começam fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste, mas à medida que a frente fria avança, passam a soprar do sudeste, com intensidade fraca e rajadas moderadas.
Em Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso (sul, sudoeste e oeste) e Goiás (sul e sudoeste), o cenário será semelhante: céu nublado, chuvas persistentes e rápida queda de temperatura devido à influência da massa polar.
No Distrito Federal, no centro e norte de Goiás e no norte de Mato Grosso, o sol aparece entre nuvens, com tempo mais firme e temperaturas mais elevadas.
Já no restante do Amazonas, o tempo segue quente e abafado, com previsão de pancadas de chuva, que podem vir acompanhadas de raios e ventos fortes.
Temperaturas:
– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, no início do dia;
– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 15 e 17ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, no início do dia;
– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 22 e 24ºC, no início do dia;
– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, por volta das 23h, ao amanhecer, e máximas, entre 21 e 23ºC;
– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 18ºC e 20ºC, por volta das 23h, e máximas, entre 27 e 29ºC;
– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;
– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 21 e 23ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC.