A Colgate-Palmolive anunciou o recolhimento voluntário do creme dental Colgate Total 12 Prevenção Ativa Clean Mint após mais de 1.200 relatos de reações adversas associadas ao uso do produto. Entre os sintomas estão ardência na boca, inchaço, aftas, além de dificuldade para falar ou engolir, segundo registros feitos por consumidores em canais como o Reclame Aqui — onde o produto acumula mais de 3.200 queixas em apenas seis meses.
A medida ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a suspensão da comercialização, distribuição e uso do produto por tempo indeterminado. Apesar de afirmar que o creme dental é seguro, a empresa iniciou o recolhimento voluntário dos lotes afetados em todo o país como medida de precaução.
“A Colgate reitera seu compromisso com a segurança dos consumidores e afirma que está cooperando com as autoridades para esclarecer os relatos”, informou a empresa em nota.
O Procon-SP orienta que os consumidores que apresentaram reações adversas devem guardar os comprovantes de compra e, se houver, de despesas médicas, podendo solicitar reembolso diretamente à empresa. O órgão também lembra que é direito do consumidor entrar com ação judicial em casos de danos à saúde.
O que fazer se você foi afetado:
Interrompa o uso do produto imediatamente;
Guarde a embalagem e, se possível, registre o lote;
Entre em contato com o SAC da Colgate para solicitar orientações;
Se tiver sintomas, procure atendimento médico e guarde os comprovantes;
Pode registrar reclamação em canais como Procon e Anvisa.
📍 Para mais informações, acesse o site oficial da Colgate ou entre em contato com os canais de atendimento ao consumidor.