Rio Branco, AC, 20 de julho de 2025 13:26
e5b43799-4a92-4580-b891-e07f5a310e31-1.jpg

Semsa amplia funcionamento das unidades de saúde e reforça vacinação no combate ao sarampo

Facebook
X
WhatsApp
Threads

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou novas medidas para reforçar o atendimento à população diante do aumento dos casos de doenças respiratórias no município. Com a publicação de um novo decreto, que declara situação de emergência em saúde pública, a Prefeitura adotou uma série de ações para ampliar a assistência médica e prevenir o agravamento do cenário epidemiológico.

A partir da próxima segunda-feira, dia 21 de julho, quatro Unidades de Referência em Atenção Primária (URAPs) irão estender seu horário de funcionamento até às 19h. São elas: Roney Meireles, Vila Ivonete, Hidalgo de Lima e a Cláudia Vitorino.

Além disso, todas as URAPS, a policlínica Barral y Barral e a UBS Cidade do povo funcionarão aos fins de semana, com o objetivo de ampliar o acesso da população para o reforço a campanha de vacinação, especialmente contra o sarampo.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, até a 21ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias no município, além de 499 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Diante desse cenário, o decreto autoriza a adoção de medidas emergenciais, como a contratação de profissionais temporários e a aquisição de insumos em caráter imediato.

A ampliação do atendimento busca reduzir a superlotação das unidades, facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e conter a propagação de vírus que estão em circulação no município.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou o empenho da gestão municipal em garantir uma resposta rápida e eficaz diante do aumento dos casos. “Estamos atuando com responsabilidade e rapidez para garantir atendimento digno à nossa população. A ampliação dos horários e o reforço da vacinação são medidas fundamentais neste momento em que enfrentamos um aumento dos casos de doenças respiratórias. Nossa prioridade é proteger a saúde das pessoas, especialmente dos grupos mais vulneráveis. Por isso, pedimos que a população procure as unidades, se vacine e siga as orientações das equipes de saúde.” Finalizou.