×
Imagem destaque

Últimas

Vice-governadora Mailza assina termo com secretarias para levar programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas às escolas do Acre

O governo do Acre deu mais um passo importante na construção de políticas públicas integradas às crianças e adolescentes. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 1º, a vice-governadora e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, se reuniu com representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação para assinar um termo de pactuação que marca a retomada de três programas voltados à prevenção do uso de álcool e outras drogas em crianças e adolescentes. Eles são aplicados em escolas públicas e visam fortalecer vínculos, promover habilidades socioemocionais e reduzir comportamentos disruptivos.

A iniciativa intersetorial reúne os programas Elos: Construindo Coletivos, #Tamojunto 2.0 e Famílias Fortes, que têm como foco o desenvolvimento de habilidades sociais, a prevenção ao uso de álcool e outras drogas e a promoção de ambientes mais seguros e saudáveis para crianças e adolescentes.

“Nós sabemos que a prevenção é a chave. Por isso, estamos aqui com essa parceria entre as três secretarias para fortalecer nossas famílias e proteger nossas crianças desde cedo. Queremos colher os frutos desse trabalho refletido na nossa sociedade, nas nossas crianças e adolescentes. E ninguém melhor para fazer isso do que as secretarias de Educação, de Assistência e de Saúde.  Podem contar comigo como vice-governadora e como secretária de Assistência para garantir que essa política seja implementada”, afirmou Mailza durante o encontro.

Programas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas em crianças e adolescentes Foto: Neto Lucena/Secom

O termo de pactuação foi assinado pela vice-governadora, pelo secretário-adjunto de Educação, Reginaldo Prates, e pela secretária-adjunta de Saúde, Ana Cristina. Também participaram da reunião a secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos; a chefe de gabinete Sandra Amorim; as diretoras Siomary Benevides (Assistência Social) e Joelma Lima (Direitos Humanos), além de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).

O secretário adjunto de Educação, Reginaldo Prates, destacou que a parceria entre as secretarias é fundamental para garantir um ambiente escolar seguro e acolhedor. “A escola é um lugar de aprendizado. Programas dessa natureza transformam, fazem com que o ambiente escolar venha a ser mais seguro. A ostensividade já provou que não resolve, o que a gente precisa, sim, é da conscientização desse trabalho”, pontuou.

Vice-governadora Mailza Assis destacou importância dos programas para proteção da infância e juventude. Foto: Neto Lucena/Secom

Já a secretária adjunta da Sesacre, Ana Cristina, reforçou que a prevenção deve ser feita antes da chegada aos serviços de saúde. “Eu sempre digo: ‘A saúde talvez seja o fim da vida de alguém’”. Então, quando alguém adoece, chega no processo de adoecimento, ele já vem caminhando dentro de uma rede que precisa muitas vezes ser fortalecida. Para a gente, como saúde, é importantíssimo fazer parte dessa mesa e colocar a secretaria sempre à disposição para que a gente possa trabalhar junto,” disse.

Os programas serão implantados de forma articulada, com a Educação responsável pela execução nas escolas, Assistência Social atuando na base comunitária por meio dos CRAS e Saúde oferecendo suporte técnico e acompanhamento das demandas específicas.

Conheça os programas:

Elos Construindo Coletivos: voltado para crianças de 6 a 10 anos, promove o fortalecimento de vínculos, trabalho em equipe e prevenção precoce a comportamentos de risco.

#Tamojunto 2.0: destinado a adolescentes de 13 a 14 anos (8º ano), trabalha com temas como prevenção ao uso de drogas e álcool, bullying e violência.

Famílias Fortes: versão brasileira do programa internacional Strengthening Families Program, promove o fortalecimento dos laços familiares em comunidades e será executado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Professor Hélio Guedes é responsável pela articulação dos programas. Foto: Neto Lucena/Secom

O professor Hélio Guedes, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e que atua na articulação dos programas, acredita que a pactuação representa um avanço importante no enfrentamento das vulnerabilidades que atingem a juventude.

“São programas baseados em evidências, com resultados positivos já comprovados, tanto na prevenção ao uso de drogas, como na prevenção ao bullying, na melhora do relacionamento das crianças com suas famílias, com os professores e com a comunidade em geral. Eles promovem o diálogo, o pensamento crítico, a convivência e o respeito. Então, é um passo importante para a prevenção, para a proteção de crianças e adolescentes no estado”, destacou.

Encontro reuniu representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. Foto: Neto Lucena/Secom

Ainda neste semestre, os programas serão implementados em caráter piloto em dez escolas de ensino em tempo integral de Rio Branco, que já aderiram voluntariamente à proposta. A previsão é que, após essa etapa, a iniciativa seja ampliada para outras regiões do estado.

O termo assinado será enviado aos ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento e Assistência Social, viabilizando a formação dos profissionais envolvidos e a estruturação completa da iniciativa.

Por: Agência de Notícias do Acre