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Governo do Acre confirma interdição total na Avenida Ceará para construção do viaduto do futuro Complexo Viário

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Prefeitura de Rio Branco, via Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), confirmaram nesta segunda-feira, 4, durante coletiva na sede da Secretaria de Estado de Governo (Segov), que, a partir da noite desta terça-feira, 5, realizarão uma nova interdição total na Avenida Ceará, no trecho compreendido entre as ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, em Rio Branco, para viabilizar o avanço das obras na quarta-feira, 6.

Coletiva realizada nesta segunda-feira explica avanços e necessidade de interdição. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A medida marca o início da fase de escavações para rebaixamento da via, etapa necessária à construção do viaduto do futuro Complexo Viário, uma das mais importantes intervenções para transformar a mobilidade urbana da capital.

Imagem aérea do cruzamento das Avenida Ceará e Getúlio Vargas, onde são realizadas as obras de construção do futuro viaduto do Complexo Viário. Foto: Pedro Devani/Secom

A interdição visa dar continuidade à obra do viaduto, que será implantado no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas. Após essa etapa, os serviços seguem com o alargamento das faixas da Avenida Ceará, no trecho entre a Rua Floriano Peixoto e a Quarta Ponte.

Governador Gladson Camelí e técnicos da Seop acompanham de perto serviços do Complexo Viário. Foto: Ingrid Kelly/Secom

De acordo com o gestor da pasta de Obras Públicas, Ítalo Lopes, a obra entra agora em uma fase decisiva, que envolve escavações profundas e grande movimentação de solo. Por isso, a interdição é necessária para preservar vidas e garantir que o cronograma seja cumprido com qualidade e segurança.

Na coletiva, gestor da Seop explica próximos passos do Complexo Viário. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Por determinação do governador Gladson Camelí, estamos atuando com total prioridade para garantir a agilidade na execução dessa obra. É importante destacar que o viaduto é apenas uma das etapas do Complexo Viário, que inclui intervenções mais amplas de mobilidade urbana na região. Não tem parâmetro histórico no estado diante do tamanho dessa obra. Há muitas instituições envolvidas para ter esse avanço”, ressalta o gestor.

O Detran tem apoiado na parte das sinalizações, para segurança de todos os envolvidos no trânsito.

Desapropriações promovem criação das alças de acesso

Toda a obra do Complexo Viário é realizada de forma planejada. Antes de iniciar os serviços de perfuração, concretagem e escavação, o governo trabalhou intensamente nos afastamentos prediais e, posteriormente, na implantação das quatro alças de acesso, conforme os lotes foram desapropriados.

Sistema LotesGov possui mapas e filtros inteligentes de busca avançada, bem como institucionaliza os dados e gera relatórios do trabalho efetuado diariamente. Acesso descentralizado ao andamento de cada caso garantiu celeridade nas etapas de desapropriação. Foto: Luy Andriel/Seop

Na ocasião, a Seop criou um sistema interno digital, o LotesGovpara acompanhamento do Setor Jurídico e os de Arquitetura e Engenharia diante das etapas para desapropriar os lotes do Complexo Viário. O governo está sendo o responsável pelos investimentos relacionados às desapropriações ao longo da poligonal.

Complexo Viário se estende pela Avenida Ceará. Foto: Pedro Devani/Secom

“Enfatizo que realizamos desapropriações ao longo do trecho entre a Floriano Peixoto e a Marechal Deodoro para viabilizar a construção das pistas auxiliares, conhecidas como alças de apoio, que se estendem pela Avenida Ceará até o Terminal Urbano”, explica a secretária adjunta Samara Raquel Damásio.

Perfuração e concretagem garantem segurança para escavações

A Avenida Ceará, no trecho do futuro viaduto, recebeu os serviços de perfuração e concretagem, que dão sustentação às escavações para o rebaixamento da própria avenida.

Máquinas especializadas e trabalho ágil dos operários estão sendo essenciais para celeridade da obra. Foto: Samuel Moura/Secom

“Executamos as perfurações das cortinas de estacas de concreto armado, que funcionam como contenções para garantir a segurança adequada para iniciarmos o rebaixamento da avenida”, explicou o fiscal da obra, José Alves.

Percursos alternativos no centro de Rio Branco

A Seop orienta que os motoristas busquem rotas alternativas, e reforça a importância da compreensão e colaboração da população. O trânsito nas Ruas Floriano Peixoto, José de Melo, Marechal Deodoro e José Augusto permanecerá liberado e funcionando normalmente, sendo opções viáveis para motoristas, ciclistas e pedestres.

Transporte Público tem rota temporária definida e trânsito nas ruas Marechal Deodoro e Floriano Peixoto permanece liberado e funcionando normalmente. Foto: Pedro Devani/Secom

A RBTrans divulgou as mudanças temporárias nos trajetos das linhas de ônibus que passam pelo trecho interditado. As novas rotas estão sendo divulgadas por meio de mapas informativos e materiais visuais disponibilizados nos canais oficiais do governo e prefeitura local.

Superintendente da RBTrans durante coletiva. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Sabemos do transtorno que uma obra grande traz momentaneamente, mas passa e a obra fica. O governador e o prefeito estão fazendo o máximo por melhorias para a capital. Temos as rotas temporárias definidas, para que possamos vencer essa etapa. É um período necessário para melhorar a mobilidade, e a integralidade entre instituições traz o conforto de uma obra que avança com muitas instituições envolvidas”, informa o superintendente da RBTrans, Clendes Vilas Boas.

Mapa da RBTrans indica rotas temporárias do transporte público. Ilustração: RBTrans e Seop

Durante o período de obras, os moradores, trabalhadores e clientes de estabelecimentos comerciais, os quais continuarão funcionando normalmente, terão acesso restrito a uma pista, liberada exclusivamente para chegar aos locais.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.