×
Imagem destaque

Últimas

Defensoria Pública do Acre participa da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) participou da abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Acre, realizada nesta segunda-feira, 11, em Rio Branco. A defensora pública Clara Rúbia, chefe do Núcleo de Promoção da Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Diversidade Sexual e Gênero (Nudem), representou a instituição.

O evento teve como tema central “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas” e reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, coletivos feministas e entidades da sociedade civil para debater políticas públicas voltadas à promoção dos direitos das mulheres.

Durante a solenidade, a defensora pública Clara Rúbia destacou a importância do espaço democrático proporcionado pela conferência e anunciou oficialmente que está à frente do Nudem.  “Assumo essa nova missão com o compromisso de atuar com dedicação, sensibilidade e firmeza auxiliando na prevenção e defesa dos direitos e da dignidade de todas as mulheres acreanas”, afirmou.Agenda reuniu centenas de representantes do movimento das mulheres na capital. Foto: cedida

Clara Rúbia também reforçou a necessidade de se adotar uma perspectiva interseccional nas discussões e deliberações da conferência, reconhecendo as diferentes realidades vividas pelas mulheres do Estado, como negras, indígenas, ribeirinhas, mulheres com deficiência, urbanas e rurais, além de mulheres LGBTQIA+. “A verdadeira democracia se constrói quando todas as vozes são ouvidas e quando a igualdade deixa de ser um ideal distante para se tornar realidade concreta”, pontuou.

O evento reuniu dezenas de participantes engajadas em construir soluções coletivas e propor encaminhamentos efetivos. Segundo a defensora, a disposição para o diálogo e o compartilhamento de experiências é fundamental para avanços duradouros.

Mais sobre a Conferência

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de  Estado da Mulher (Semulher), e integra a etapa preparatória para a Conferência Nacional, que será realizada em Brasília. O evento visa debater propostas nos eixos temáticos definidos em âmbito federal, consolidando políticas públicas que ampliem a participação das mulheres e promovam igualdade de oportunidades. Assessoria.