×

Últimas

Previsão do tempo: quinta-feira será de tempo firme, ventos intensos e noite amena no Acre

Uma nova incursão de massa de ar polar está mudando o cenário climático em várias regiões do Brasil nesta quinta-feira (14), trazendo tempo firme, seco e ensolarado, além de ventos intensos e noites amenas para parte do Norte e do Centro-Oeste do país. 

Segundo o Portal Otempo Aaui, Estados como Acre, Rondônia, Amazonas (nas regiões sudeste, sul e sudoeste), Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal já sentem os efeitos da frente fria. O fenômeno também atinge áreas de países vizinhos, como as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru.

No Acre, os impactos são distintos entre as microrregiões. No leste e sul do estado, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece firme, sem previsão de chuva. O céu aberto e a intensa radiação solar contrastam com a baixa umidade do ar, que varia entre 20% e 30% nas horas mais quentes do dia. Durante as manhãs, a umidade pode alcançar até 80%. Ventos vindos do sudeste sopram entre fracos e moderados, com rajadas ocasionais. As noites tendem a ser amenas, aliviando o calor diurno.

Já nas regiões centro e oeste, como Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é um pouco diferente. Apesar do sol predominar, há possibilidade de chuvas pontuais, embora a chance de temporais seja baixa. A umidade do ar à tarde varia entre 30% e 40%, aumentando significativamente ao amanhecer, podendo chegar a 95%. Os ventos são predominantemente calmos, com rajadas eventuais.

Enquanto a frente fria garante tempo seco em boa parte da região, o restante do Amazonas vive uma situação oposta. O clima permanece quente e abafado, com previsão de chuvas isoladas que podem ser intensas e vir acompanhadas de temporais. A instabilidade atmosférica nessas áreas exige atenção da população, principalmente em regiões com histórico de alagamentos.

Com a chegada da onda polar e o tempo seco em várias localidades, autoridades meteorológicas recomendam cuidados redobrados com a saúde, como a hidratação frequente e a redução de atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes do dia. A baixa umidade relativa do ar pode favorecer problemas respiratórios, ressecamento da pele e aumento dos riscos de incêndios florestais.

Temperaturas:

  – Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

  – Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC,, e máximas, entre 32 e 34ºC;

  – Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

  – Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, com mínimas entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

  – Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 19ºC e 21ºC, e máximas, entre 33 e 35ºC;

  – Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

  – Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão,com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.