
Acre propõe criação de Câmara Técnica de Políticas de Gênero no Conselho Nacional de Comandantes-Gerais
Durante a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCGPM), realizada em Natal (RN), a comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata, apresentou a proposta de criação da Câmara Técnica de Políticas de Gênero e Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
A iniciativa, aprovada por unanimidade pelos comandantes, busca ampliar o escopo de atuação do Conselho, contemplando tanto a proteção das mulheres vítimas de violência quanto políticas internas voltadas à equidade de gênero e valorização da mulher policial.
A proposta apresentada pela PMAC sugere a reformulação do atual grupo de enfrentamento à violência contra a mulher, que já atua no apoio às vítimas de violência doméstica e familiar. A nova Câmara Técnica, segundo o documento, pretende integrar medidas externas, atendimento às mulheres da sociedade, e internas, voltadas ao público policial militar.
Entre os objetivos estão a criação de protocolos nacionais de prevenção e enfrentamento ao assédio moral e sexual, fortalecimento da saúde integral das policiais militares, apoio às gestantes, lactantes e mães, além da promoção da equidade de gênero na ascensão profissional.
Para a coronel Marta Renata, a proposta representa um passo fundamental para que a instituição policial se torne ainda mais justa e inclusiva.
“Quando falamos em segurança pública, não podemos nos limitar apenas ao enfrentamento da criminalidade. É preciso olhar também para dentro das corporações, garantindo que nossas policiais tenham um ambiente de trabalho saudável, respeitoso e com oportunidades iguais de crescimento. Ao mesmo tempo, ampliamos a rede de proteção às mulheres da sociedade, mostrando que a Polícia Militar está comprometida não apenas em combater a violência, mas também em promover justiça e equidade”, destacou.
Com a criação da Câmara Técnica, espera-se a consolidação de protocolos que fortaleçam a proteção das mulheres em âmbito nacional, a integração de boas práticas entre as Polícias Militares e a valorização da mulher policial como elemento estratégico para a modernização e fortalecimento das corporações. Assessoria PMAC.