×

Últimas

Atletas acreanos garantem participação na primeira fase dos Jogos da Juventude

Uma delegação de 149 atletas acreanos participa, em Brasília (DF), até o dia 26 de setembro, da edição de 2025 dos Jogos da Juventude, competição organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Nesta primeira fase, participam atletas de natação, atletismo, ciclismo, tênis de mesa e tiro com arco.

De acordo com o assessor de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE), Júnior Santiago, que está acompanhando os atletas, o governo do Estado está garantindo as passagens e, em convênio com o COB, fornecendo a alimentação e também a hospedagem.Natação é uma das modalidades em que atletas acreanos disputam medalhas.

“Este apoio que estamos dando aos atletas é engrandecedor, coroando sua participação e realizando investimentos para que, se Deus quiser, eles possam entrar para o quadro de medalhas e para o cenário nacional das competições esportivas”, declara.

O assessor acompanha o primeiro dia dos atletas acreanos na natação e diz que a expectativa é muito positiva: “Temos aqui os melhores do nosso estado, sem falar no atletismo, em que possivelmente iremos brigar por algum pódio”.

Os atletas acreanos também irão representar o estado em competições de tênis de mesa e no ciclismo. “No ciclismo teremos a prova de potência. Os dois atletas que estavam em oitavo lugar na prova de ontem podem melhorar a colocação na prova de hoje e até brigar por pódio”, avalia.Carlos Moura iniciou na natação aos seis anos de idade e é da Escola Armando Noguera.

Carlos Nascimento, da Escola Armando Nogueira, competiu na manhã desta quinta-feira, 11, na natação, relatando sua sensação. “De realização, porque houve as seletivas municipais e é um sonho realizado estar aqui competindo. Comecei a praticar com 6 anos de idade, acabei gostando e agora sigo por amor”, conta.

Outro atleta da Armando Nogueira, Daniel de Assis, também revela um sentimento de realização por estar representando o estado nos Jogos da Juventude. “Esta é a penúltima edição de que participo”, disse. Já Kétila Amorim, da Escola Visconde do Rio Branco, de Cruzeiro do Sul, mostra-se otimista, acreditando-se com chances de ganhar. “Está sendo um privilégio estar aqui, é o meu primeiro ano”, declara. Assessoria Secom.