×

Últimas

Vereador Fábio Araújo aponta falhas em projeto de subsídio do transporte coletivo em Rio Branco

O vereador Fábio Araújo fez críticas durante entrevista à imprensa nesta terça-feira (16), ao projeto de subsídio para o transporte coletivo enviado pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores. Segundo ele, os números apresentados pela Prefeitura apresentam divergências e levantam questionamentos sobre a real necessidade do aumento no valor solicitado.

De acordo com o parlamentar, desde 2023 houve redução de custos no sistema de transporte público. “Em 2023, quando foi pedido o primeiro subsídio, nós tínhamos 115 ônibus. Agora, em 2025, nós só temos 99, então nós tivemos uma diminuição de 16 ônibus para cá. Lá em 2023, quando saiu o primeiro subsídio, o custo do litro do diesel era 6,21. Hoje, está 5,91”, destacou.

Araújo ainda ressaltou que, apesar da diminuição dos custos, o número de passageiros aumentou no período, o que, segundo ele, reforça a dúvida sobre a justificativa para solicitar mais recursos. 

Outro ponto questionado é a alteração no parecer jurídico da Procuradoria Geral do Município (PGM). “Eu solicitei cópia do processo integral da PGM para a gente poder verificar a veracidade do documento que saiu da PGM para o que chegou aqui”, pontuou Fábio Araújo. 

A análise do projeto segue em tramitação na Câmara Municipal, e os vereadores devem votar a proposta após os devidos esclarecimentos.