
Ministro do Turismo, Celso Sabino, confirma saída do governo e deve entregar carta de demissão na próxima semana
O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou nesta sexta-feira (19) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que deixará o governo federal na próxima semana. A decisão ocorre em meio à pressão do União Brasil, partido ao qual é filiado, que determinou a entrega de todos os cargos ocupados pela legenda na Esplanada dos Ministérios.
Segundo apuração inicial da CNN, Sabino comunicou a Lula que permanecerá no cargo apenas por alguns dias, a fim de cumprir compromissos considerados importantes para a pasta. Ficou acordado que o ministro apresentará sua carta de demissão na próxima semana.
A saída de Sabino reflete o desgaste na relação entre o União Brasil e o Palácio do Planalto. A legenda, que compõe a base aliada, vinha manifestando insatisfação com o espaço ocupado no governo e decidiu orientar seus filiados a devolver os postos.
Com a confirmação, o presidente Lula terá de escolher um novo nome para comandar o Ministério do Turismo, pasta estratégica para o setor de serviços e considerada relevante no plano de retomada econômica.