×

Últimas

Acreana de 13 anos, considerada superdotada, já foi aprovada em 10 universidades e domina 15 instrumentos musicais

A acreana Ana Joyce do Carmo Gomes, de 13 anos, tem chamado atenção pela combinação rara de talentos artísticos e conquistas acadêmicas. Em setembro de 2025, a adolescente foi aprovada em dez universidades, mas, por decisão da família, seguirá cursando o ensino regular enquanto se prepara para o futuro que sonha: estudar Medicina, especializar-se em neurologia e desenvolver pesquisas voltadas à saúde.

Filha da odontóloga Vânia do Carmo Nery e do coronel James Gomes, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, Ana Joyce apresentou sinais de altas habilidades desde a infância. Andou e falou antes do esperado, aprendeu a ler rapidamente e, aos 4 anos, pediu para iniciar as aulas de música. Desde então, nunca mais parou.

Hoje, a jovem já domina mais de 15 instrumentos musicais, entre eles piano, teclado, violino, flauta, saxofone, acordeom, violão, ukulele e órgão. Seu talento a levou a se apresentar em grandes palcos, como o Teatro Amazonas, em Manaus, onde emocionou a plateia ao interpretar no saxofone a clássica We Are The Champions, da banda britânica Queen.

No campo acadêmico, os resultados impressionam. Em 2024, conquistou o primeiro lugar em um concurso público municipal em Porto Acre e foi aprovada no vestibular de Música da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além disso, continua em constante evolução em diversas áreas do conhecimento.

Ana Joyce é acompanhada pelo Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), em Rio Branco, onde aprimora competências em música, leitura e liderança. Também frequenta o Centro de Estudos de Línguas (CEL), já concluiu os módulos básicos de inglês e espanhol e avança no Kumon em Matemática e Português.