×

Últimas

Paz selada entre Brasil e Ucrânia, Lula e Zelensky se reaproximam na ONU

Os presidentes do Brasil e da Ucrânia, Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky, se reuniram na última quarta-feira (24), durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, para amenizar a tensão e “selar a paz” após meses de relações turbulentas entre os países. Este foi o primeiro encontro pessoal entre os líderes desde a Assembleia Geral da ONU de 2023.

proposta de mediação e o convite à ucrânia
Desde que Lula iniciou seu terceiro mandato, as relações bilaterais foram marcadas por críticas de Zelensky a declarações de Lula que, na visão ucraniana, eram vistas como favoráveis à Rússia.

Após a conversa, que durou cerca de uma hora, o presidente brasileiro classificou o diálogo como importante e revelou ter feito uma promessa a Zelensky: a de que conversará com outras autoridades mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre soluções de paz para a Ucrânia.

Lula reiterou uma de suas propostas para o fim do conflito: a criação de um grupo de países que visitaria Moscou e Kiev para construir um acordo conjunto e público para o cessar-fogo. A proposta reflete a visão de Lula de que os limites para as negociações já foram impostos por ambos os lados da guerra.

Zelensky também comentou o encontro, classificando-o como uma boa conversa e agradecendo o posicionamento claro do líder brasileiro sobre um possível cessar-fogo. O presidente ucraniano aproveitou a ocasião para convidar Lula a visitar a Ucrânia.