×

Últimas

Programa MP na Comunidade leva cidadania a povos indígenas na aldeia Mulateiro em Assis Brasil

O Ministério Público do Acre (MPAC) realizou no último final de semana, a ação MP na Comunidade na Aldeia Mulateiro, localizada no Rio Iaco, em Assis Brasil, com o objetivo de garantir o acesso à cidadania e aos serviços públicos aos povos indígenas Manchineri e Jaminawa.

A jornada para chegar à aldeia incluiu uma viagem de 12 horas saindo de Rio Branco, além de travessia de rio e o enfrentamento de ramal à noite.

A força-tarefa resultou em mais de 800 atendimentos oferecidos à comunidade, que englobaram consultas médicas, vacinação, emissão de documentos, cadastro em programas sociais, e entrega de vestuário social, além dos serviços próprios do MPAC.

A iniciativa contou com uma ampla rede de parcerias para sua execução, incluindo a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Prefeitura de Assis Brasil, Receita Federal, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral do Acre, Defensoria Pública do Estado e diversas secretarias estaduais e municipais.

“O projeto MP na Comunidade representa um compromisso do Ministério Público do Estado do Acre com acesso igualitário a direitos, bem como a valorização da diversidade cultural, reafirmando que a verdadeira justiça só é concretizada quando tem a possibilidade de chegar a aqueles que mais precisam”, ressaltou o promotor de justiça Luã Brito.

A presença do MPAC e dos demais órgãos parceiros na Terra Indígena Riozinho do Iaco busca fortalecer a cidadania e garantir que os direitos das comunidades indígenas sejam devidamente observados.