×

Últimas

Governo abre programação do Mês da Pessoa Idosa com ação na ala geriátrica da Fundhacre

O dia 1º de outubro, dedicado à valorização da pessoa idosa, foi marcado por uma ação especial na ala geriátrica da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). Nesta quarta-feira, o governo do Acre deu início à programação do Mês da Pessoa Idosa e, como ato simbólico de abertura, mais de 20 pacientes internados na unidade receberam cortes de cabelo. Ao longo de outubro, a iniciativa vai reunir ações de cuidado, prevenção em saúde e acolhimento da população idosa.Pacientes da ala geriátrica recebem cortes de cabelo na Fundação Hospitalar.

O gesto surgiu de um pedido da paciente Maria Tereza Rosas, que completou 120 dias de internação. Ela, que inicia agora o tratamento de quimioterapia contra o câncer do colo do útero, foi a primeira a cortar o cabelo. “Eu estava me sentindo incomodada, com o cabelo muito grande. Pedi se tinha como arrumar alguém para cortar. Hoje consegui, e foi um dia diferente para mim”, contou.Maria Tereza Rosas, há 120 dias internada, foi a primeira paciente a cortar o cabelo.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reitera o sentido da ação. “Outubro é um mês muito especial para nós. É tempo de celebrar, cuidar e valorizar quem tanto já contribuiu com a nossa sociedade, as pessoas idosas. Ao longo de todo o mês, a Fundhacre preparou uma programação para oferecer conhecimento, troca de experiências e, acima de tudo, acolhimento.”

De acordo com a diretora da ala geriátrica, Francinete Araújo, a ação também inclui os familiares e acompanhantes dos idosos, que muitas vezes precisam abdicar da rotina para estar ao lado deles durante o período de internação. “Nós resolvemos estender essa programação, para ser um mês inteiro de celebração à pessoa idosa, valorizando nossos pacientes e acolhendo também os familiares. Precisamos entender que cuidar dos nossos idosos é construir a nossa história”. assessoria Secom.