×

Últimas

Casa Branca critica decisão do Nobel da Paz após prêmio ir para líder venezuelana

A Casa Branca expressou nesta sexta-feira sua frustração com o Comitê Norueguês do Nobel, que concedeu o Prêmio da Paz à líder da oposição venezuelana, Maria Corina Machado, em vez do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A crítica foi feita pelo porta-voz da Casa Branca, Steven Cheung, em uma publicação na plataforma X, onde ele acusou o comitê de priorizar a política em detrimento da paz.

A premiação deste ano foi ofuscada por uma campanha de meses do presidente Trump, que manifestou abertamente seu desejo de conquistar o prestigiado prêmio.
Para justificar sua indicação, ele alegou ter encerrado sete guerras em oito meses, embora pelo menos duas delas nunca tenham ocorrido, e uma terceira tenha sido iniciada por ele próprio, no Irã.

O presidente chegou a afirmar que seria uma ofensa ao povo americano se ele não fosse o premiado.

Cheung defendeu que o presidente dos EUA, “continuará fazendo acordos de paz, encerrando guerras e salvando vidas”, e o descreveu como um humanitário capaz de mover montanhas.

O prêmio, que já foi concedido a quatro de seus antecessores , Barack Obama, Jimmy Carter, Woodrow Wilson e Theodore Roosevelt –, era visto por Trump como uma de suas metas.