
Dia das Crianças: como surgiu a data que celebra a infância no Brasil e no mundo
O Dia das Crianças é uma das datas mais esperadas pelos pequenos — e também pelo comércio. Celebrada em 12 de outubro no Brasil, a ocasião é marcada por presentes, brincadeiras e programações especiais voltadas ao público infantil. Mas você sabe como surgiu o Dia das Crianças e por que ele é comemorado nessa data no país?
A ideia de criar um dia para homenagear as crianças surgiu no início do século 20. Em 1924, a Liga das Nações (antecessora da ONU) realizou a primeira Conferência Mundial pelo Bem-Estar da Criança, com o objetivo de discutir formas de proteger os direitos infantis em todo o mundo.
Mais tarde, em 1954, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu oficialmente o Dia Universal da Criança, sugerindo que cada país escolhesse uma data para celebrar a infância e promover ações em defesa dos direitos das crianças. A ONU recomenda o 20 de novembro, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, em 1959, e mais tarde, a Convenção sobre os Direitos da Criança, em 1989.
No Brasil, o Dia das Crianças foi oficializado em 1924, por meio do Decreto nº 4.867, assinado pelo então presidente Arthur Bernardes. A iniciativa partiu do deputado federal Galdino do Valle Filho, que propôs a criação de um dia nacional dedicado às crianças. A data escolhida foi 12 de outubro, por coincidir com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada também nessa data.