
Cabo Verde faz história e garante vaga inédita na Copa do Mundo de 2026
Cabo Verde escreveu nesta segunda-feira, 13, o capítulo mais importante de sua história no futebol. A seleção do pequeno arquipélago do Oceano Atlântico venceu Eswatini por 3 a 0 e garantiu, de forma inédita, classificação para a Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, os cabo-verdianos se tornaram a 22ª equipe confirmada no torneio e o terceiro país que disputará o Mundial pela primeira vez.
A equipe comandada pelo técnico Bubista superou adversários tradicionais do continente, como Camarões e Angola, para conquistar a vaga no Grupo D das Eliminatórias Africanas. A campanha sólida, marcada por boa organização tática e eficiência ofensiva, confirmou o crescimento do futebol cabo-verdiano nos últimos anos.
Com a classificação, Cabo Verde se junta a Jordânia e Uzbequistão seleções asiáticas que também farão suas estreias na principal competição do futebol mundial. O trio representa a nova cara da Copa, que terá um formato ampliado: em 2026, o torneio será disputado por 48 seleções, em vez das 32 habituais.
A próxima edição do Mundial será sediada conjuntamente por Canadá, Estados Unidos e México, e o aumento no número de participantes tem permitido que novas nações alcancem o sonho de disputar o torneio. Além de Cabo Verde, outra novidade pode surgir ainda nesta semana: Benim está a uma vitória de garantir também sua primeira participação, caso derrote a Nigéria na próxima quarta-feira.
Com a histórica classificação, Cabo Verde passa a integrar o seleto grupo de países africanos que já disputaram uma Copa do Mundo e promete levar sua garra e alegria para o palco global em 2026.