
Vereador Fábio Araújo propõe lei para facilitar acesso à mamografia em Rio Branco
Durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira (22), o vereador Fábio Araújo (MDB) apresentou um Projeto de Lei que visa assegurar a realização de mamografias de rastreamento para mulheres a partir dos 40 anos na rede pública de saúde do município, sob gestão da Administração Municipal.
O projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao exame, dispensando a necessidade de pedido médico, e, assim, tornar o rastreamento mais ágil e acessível.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil. Estudos comprovam que o rastreamento regular por meio da mamografia permite identificar o câncer em estágios iniciais, aumentando as possibilidades de tratamento eficaz e menos invasivo.
No entanto, muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades burocráticas e barreiras de acesso aos exames preventivos, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social.
Modelos semelhantes já foram implementados com sucesso em outros municípios brasileiros, como Muriaé (MG), por meio da Lei nº 7.142/2024, mostrando que a iniciativa é viável, eficaz e de fácil execução administrativa.