Acreanos disputam título de melhor café, na semana Internacional do Café 2025 em Belo Horizonte
4 acreanos vão disputar o título de melhor café do mundo
Entre os dias 5 e 7 de novembro, Belo Horizonte sedia a 13ª edição da Semana Internacional do Café (SIC), o maior encontro do setor no Brasil e um dos mais relevantes do mundo. O evento deste ano cresce 50% em espaço, ocupa 20 mil m², reúne 240 expositores e deve movimentar cerca de R$ 150 milhões em negócios, atraindo 25 mil visitantes de mais de 40 países.
Sob o tema “Café em Transformação – Inovação, Sustentabilidade e Oferta do Mercado Global”, a SIC propõe reflexões sobre os desafios e oportunidades da cafeicultura diante das mudanças climáticas, do avanço tecnológico e do novo cenário geopolítico mundial.
De acordo com Caio Alonso Fontes, CEO da Espresso&CO, “a Semana Internacional do Café se consolidou como a principal plataforma de negócios do setor no Brasil e uma das mais relevantes do mundo. Nosso papel é conectar produtores, indústrias e compradores e gerar resultados concretos para toda a cadeia produtiva”.
O evento, voltado ao público B2B (de empresário para empresário) contará com rodadas de negócios, simpósios, salas de cupping, campeonatos, workshops e o tradicional Coffee of the Year, que premia os melhores cafés do Brasil.
Para Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar, Minas Gerais responsável por 47% da produção nacional, com 26 milhões de sacas por ano, tem papel central na inovação do setor. “A SIC é um espaço de diálogo que fortalece a cafeicultura mineira e impulsiona nossos produtores a conquistarem novos mercados”, afirmou.
Outra novidade desta edição é o Festival do Café da Semana, espaço voltado à cultura das cafeterias e aos apaixonados pela bebida, com acesso liberado ao público no último dia do evento, mediante ingresso.
A SIC é uma realização conjunta da Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e Governo de Minas Gerais, com apoio institucional do Sistema Ocemg. O evento é gratuito para produtores rurais e profissionais do setor, mediante credenciamento, e aberto ao público geral mediante ingresso.