Acre e Microsoft estudam parceria para uso de tecnologia e inteligência artificial em políticas ambientais e de inovação
Durante a 30ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que está sendo realizada em Belém (PA), o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou de uma reunião estratégica com representantes da Microsoft para alinhar os próximos passos de um acordo de cooperação técnica (ACT) destinado a promover capacitação de uso da tecnologia e da inteligência artificial (IA) em favor de políticas ambientais, treinamento profissional e inovação sustentável.Governo do Acre e Microsoft avançam em parceria para uso de tecnologia e inteligência artificial em políticas ambientais e de inovação.
Foi acordada entre as partes a formalização do termo que prevê a oferta de programas de capacitação em inteligência artificial e o apoio ao desenvolvimento de soluções digitais voltadas à gestão ambiental e ao fortalecimento da governança pública.
No encontro, também foi pactuada a realização de nova reunião técnica para ajustar o plano de trabalho da cooperação e definir as ações prioritárias, incluindo a realização de uma cerimônia oficial para a assinatura do ACT.Secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou que o Acre avança na modernização da gestão ambiental com possível parceria com a Microsoft.
“Reunimo-nos com representantes da Microsoft, para que possamos firmar parcerias e trazer cursos de inteligência artificial para aplicar nas questões ambientais. Essa parceria representará um avanço importante para o Acre, ao unir tecnologia e inovação na gestão ambiental. Com o uso da inteligência artificial, o Estado dá mais um passo rumo à modernização, fortalecendo a governança climática”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho.
O vice-presidente de Relações Governamentais e Corporativas da Microsoft, Elias Abdala Neto, destacou a importância da aproximação com o governo do Acre e o potencial transformador da tecnologia nas agendas climáticas. Assessoria Secom.