Moradores relatam suposto abuso de autoridade do ICMBio durante operação no Ramal Pega-Fogo
Moradores da comunidade Águas Bela, no ramal Pega-Fogo, em Brasiléia, relataram um suposto abuso de autoridade durante uma operação que teria sido realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio policial, na região. Segundo os relatos, a abordagem seria agressiva e teria resultado na quebra do telefone institucional utilizado pelo coordenador do núcleo de base da Conexões Povos da Floresta, Evilazio.
Segundo informações o aparelho teria sido tomado e quebrado pelos agentes durante a ação. Em vídeo gravado pelos moradores, a comunidade pede providências ao Ministério Público e à Polícia Federal, classificando o episódio como um possível caso de abuso de autoridade.
Evilazio, morador há mais de 40 anos da comunidade, relatou que seguia para o trabalho quando foi abordado. Ele afirmou que não tinha conhecimento da operação e que apenas tentou entender o que estaria acontecendo, mas teria sido impedido de continuar seu trajeto.
“Eu não tinha nada a ver com a operação, eu não estava sabendo, e simplesmente eu passava pro meu serviço, quando eu deparei com eles”, disse.