Número dos que procuram emprego há mais de 2 anos cai 17,8%, diz IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na ultima sexta-feira (14), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, que o contingente de trabalhadores que procuravam emprego há dois anos ou mais recuou 17,8% no terceiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.
A queda se estende a todas as faixas de tempo de procura, resultando no menor número já registrado para quem busca ocupação há mais de um mês e menos de um ano, e também para o grupo que procura trabalho por um período entre um e menos de dois anos, conforme a série histórica iniciada em 2012.
O levantamento detalha que o número de pessoas desocupadas por um período de um mês a menos de um ano atingiu 3 milhões de pessoas, uma redução de 12,2% e o menor contingente já registrado pela pesquisa.
No grupo de desocupados há dois anos ou mais, a redução de 17,8% totalizou 1,2 milhão de pessoas, o menor contingente desde 2014.
No terceiro trimestre de 2025, o Brasil tinha 50,8% dos desocupados na faixa de um mês a menos de um ano de procura.
A Pnad Contínua também apontou que a taxa de desocupação do país atingiu 5,6%, a menor já registrada pela série histórica iniciada em 2012.