Defesa de Bolsonaro prevê possível ordem de prisão nos próximos dias após publicação de acórdão no STF
Integrantes da equipe jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro avaliam, nos bastidores, que o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes poderá determinar a prisão do ex-chefe do Executivo em regime fechado já nos próximos dias. A avaliação tem circulado entre advogados que acompanham o caso de perto.
De acordo com a projeção interna da defesa, o acórdão do julgamento em que a Primeira Turma do STF negou os embargos de declaração apresentados por Bolsonaro deve ser publicado nesta terça-feira (18/11). Após a publicação, abre-se um prazo de cinco dias para que a defesa apresente novos recursos.
A estratégia dos advogados é ingressar com embargos infringentes, mesmo sabendo que esse tipo de recurso não se aplica ao caso do ex-presidente. A medida, segundo fontes próximas à defesa, seria uma tentativa de prolongar o trâmite processual.
Nos bastidores, advogados admitem que a expectativa é de que Moraes rejeite o recurso de forma monocrática. Com isso, avaliam que o ministro poderá determinar o início imediato da execução da pena, o que abriria caminho para uma possível prisão de Bolsonaro ainda nesta janela de dias imediatamente após a publicação do acórdão.