×

Últimas

Há 1 ano, o Acre se despedia do ex-governador Flaviano Melo, um dos maiores nomes da política acreana

Por Ana Paula Melo

O dia 20 de novembro de 2024 ficou marcado na memória de muitos acreanos. A notícia que tomou conta de todos os veículos de comunicação anunciava a partida de um dos maiores líderes políticos do estado: Flaviano Flávio Baptista de Melo.

Nascido em 17 de novembro, em Rio Branco, Flaviano Melo era engenheiro civil, filiado ao MDB e conhecido como um homem à frente do seu tempo. Tornou-se uma das figuras mais influentes da história política do Acre, ocupando os cargos de prefeito, deputado federal, senador e governador.

Líder do MDB no estado, seu reconhecimento permanece vivo dentro e fora do partido. Sua presença marcante era acompanhada por uma memória política admirável entre seus eleitores. Se fosse candidato, podia ter certeza de que seu eleitorado — aquele que testemunhou o desenvolvimento de Rio Branco e de outros municípios — se lembraria dele e lhe daria o voto. Flaviano era presença, era memória, era, para muitos, o próprio Acre.

Seu legado permanece vivo, mesmo após sua partida em 20 de novembro de 2024. Após dias internado no Hospital Albert Einstein, Flaviano não resistiu às complicações de uma pneumonia que evoluiu para morte encefálica. O ex-governador tratava da doença desde o dia 6 de novembro e havia passado por um cateterismo.