Athus Vinícius Vilela Aguiar, com 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo na noite da última terça-feira (2), enquanto caminhava pela Rua Onze, no bairro Raimundo Melo, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Athus estava caminhando com um amigo, identificado como Werverton Ney Freire Lira, por uma passarela na Avenida Antônio da Rocha Viana que dá acesso ao bairro Raimundo Melo. Ao chegar na rua Onze, Athus e o amigo foram surpreendidos por dois homens ainda não identificados, que estavam em uma motocicleta.
Um dos suspeitos estava armado, se aproximou de Athus e disparou duas vezes contra a vítima, acertando a cabeça e o pescoço, bem próximo a coluna cervical de Athus. O amigo de Athus não foi ferido. Após a ação, os homens fugiram do local.
Moradores da região que ouviram o disparos foram ver o que tinha acontecido e já encontraram Athus no chão agonizando, e o amigo dele tentando estancar o sangue com as mãos. Os moradores ligaram para a polícia e ambulância. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) enviou uma ambulância de suporte avançado, que deu os primeiros atendimentos e depois de alguns minutos conseguiu entubar e estabilizar o quadro clínico crítico de Athus. Os socorristas ainda perceberam que houve uma pequena exposição de massa encefálica. Após o atendimento, o rapaz foi encaminhado ao Pronto Socorro de Rio Branco (PS) em estado de saúde gravíssimo.
A Polícia Militar (PM) esteve no local do ocorrido, e colheu as informações para tentar localizar os supostos autores do crime na região, mas nenhum suspeito foi encontrado até o momento. A suspeita da polícia é que Athus pode ter sido vítima de uma emboscada enquanto caminhava em via pública.
Agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) coletaram as primeiras informações, e o caso será investigado pela Polícia Civil (PC).