×

Últimas

Governo do Acre apoia lançamento da biografia ‘Orleir Cameli – Um Homem à Frente de Seu Tempo’

Com apoio do governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), a escritora Beatriz Barroso Cameli lança, no dia 26, em Rio Branco, a biografia Orleir Cameli – Um Homem à Frente de Seu Tempo. O evento ocorre às 19h30, no Centro Cultural do Tribunal de Justiça, antiga sede do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), no Centro.

A obra revisita a trajetória do ex-governador Orleir Cameli, figura de referência para o Acre, especialmente para a região do Juruá. Mais que uma biografia tradicional, o livro apresenta um amplo panorama histórico: dos primórdios da ocupação amazônica ao ciclo da borracha, passando pelo sonho do “ouro branco” da floresta e pela Revolução Acreana sob o olhar dos pioneiros do Vale do Juruá — grupo frequentemente pouco retratado na historiografia oficial.Autora, Beatriz Cameli, convida a todos para o lançamento da biografia do ex-governador Orleir Cameli.

O resgate histórico proposto pela autora destaca ainda a chegada de famílias sírio-libanesas à Amazônia e sua dispersão pelo Acre, a importância dos regatões e a formação da família Cameli, uma das pioneiras dos altos rios do Juruá.

“Orleir – Um Homem à Frente de Seu Tempo mostra a capacidade de construir sonhos e acreditar na realização das utopias. O desejo histórico de integração do Acre encontrou nele um realizador ousado e consciente”, afirma a autora.

A obra também relembra a contribuição dos nordestinos na formação sociocultural do estado, destacando as origens da família Messias e sua ligação histórica com os Cameli — união que marcou profundamente Cruzeiro do Sul e exerceu influência em todo o Acre.

Beatriz Cameli reconstrói a vida de Orleir e de seus irmãos, Chiquinho e Eládio, desde o nascimento no seringal até a formação e o trabalho árduo ao lado dos pais, Marmud e Marieta, responsáveis por transmitir valores como ética, respeito e dedicação. O livro acompanha ainda a consolidação do grupo econômico da família e os caminhos individuais de cada um na vida empresarial.

A autora apresenta o pensamento de progresso que guiou Orleir, seu compromisso com o Acre e a relação de afeto com o povo do Juruá. Também narra a história de amor do casal, iniciada em Lima, no Peru, e a trajetória da família Barroso, culminando na mudança para Cruzeiro do Sul.

Com zelo documental, o livro rememora a entrada de Orleir na política, sua gestão como prefeito de Cruzeiro do Sul e a campanha que o levou ao governo do estado. Sem revanchismo, aborda os desafios enfrentados durante sua administração e a forma como buscou superá-los com integridade e apoio popular.

Após deixar a vida pública, Orleir dedicou-se integralmente aos negócios, tornando-se um dos maiores empresários da história do Acre, reconhecido pela atuação filantrópica, quase sempre discreta.

A autora destaca ainda o lado familiar do ex-governador — o pai e avô dedicado — e relata o impacto da doença que o acometeu e sua morte precoce, bem como as homenagens prestadas por um povo que, segundo Beatriz, “não esquece de seus grandes filhos”. Assessoria Secom.