Diretor operacional do IAPEN é exonerado após denúncia de ex-mulher por suposta tentativa de feminicídio
O diretor operacional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), Tienio Rodrigues Costa, foi exonerado do cargo após ser denunciado por uma ex-namorada por suposta tentativa de feminicídio. A ocorrência foi registrada no dia 10 de novembro deste ano, quando a vítima relatou ter sido violentamente agredida durante um encontro com o gestor.
De acordo com o boletim de ocorrência, o casal já não mantinha um relacionamento formal, mas seguia se encontrando. A mulher afirmou à polícia que, durante o episódio, foi arrastada por Tienio enquanto estava em uma caminhonete Triton semelhante a um veículo oficial utilizado pelo IAPEN. Ela sofreu diversos ferimentos e relatou que só não teve um trauma grave na cabeça porque utilizava capacete no momento da agressão.
Após arrastar a ex-namorada, Tienio Costa teria fugido do local sem prestar socorro. A vítima procurou atendimento médico, realizou exame de corpo de delito e foi encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), onde um inquérito foi instaurado para apurar o caso.
A denúncia foi divulgada pela TV Gazeta nesta sexta-feira (28). Segundo a emissora, a vítima solicitou uma medida protetiva contra o gestor. No pedido, ela requer que Tienio seja proibido de portar arma de fogo, alegando sentir-se ameaçada. A medida também determina que ele mantenha distância da denunciante, de seus familiares e amigos, além de proibir qualquer tipo de contato, seja por telefone, WhatsApp ou redes sociais.
Após a repercussão, o Governo do Acre exonerou em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), Tienio Rodrigues Costa do cargo de diretor operacional do IAPEN. L
A Polícia Civil segue investigando a acusação. Até o momento, Tienio Costa não se manifestou publicamente sobre o caso.