×

Últimas

Deputado que se diz “ex-gay” propõe criação do Dia Nacional do Orgulho Heterossexual

O deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), que se diz “ex-gay”, apresentou na última terça-feira (2/12) um projeto de lei para instituir o Dia Nacional do Orgulho Heterossexual. Pela proposta, a data seria celebrada anualmente no terceiro domingo de dezembro.

Na justificativa, Isidório afirma que “nossos irmãos que são gays não podem se entender melhores, ou como uma classe especial de cidadãos brasileiros”, argumentando que não deveria haver tratamento diferenciado a grupos específicos. Ele sustenta ainda que, caso nada seja feito “em prol dos heterossexuais”, em breve haveria “vergonha de manifestar a natureza de Deus”, referindo-se à união entre homem e mulher como fundamento da família.

O parlamentar também criticou o que considera uma atenção desproporcional a outras pautas do Legislativo, mencionando discussões sobre preservação ambiental e proteção de espécies ameaçadas. Em seu argumento, legisladores destinam tempo “à tartaruga, ao macaco, ao macaco-prego, à baleia”, mas não dedicariam a mesma preocupação “a nós, seres humanos machos e fêmeas”.

A iniciativa repercutiu nas redes sociais e reacendeu debates sobre representatividade, direitos LGBTQIA+ e o papel do Estado na criação de datas simbólicas relacionadas à identidade e à orientação sexual. O projeto ainda aguarda despacho para início de tramitação nas comissões da Câmara.