×

Últimas

DPE/AC celebra culminância do Projeto TEED em escola cívico-militar de Senador Guiomard e destaca impacto da educação emocional na vida dos estudantes

A coordenadora do programa Defensores do Futuro, Roseane Lima e o servidor da DPE/AC, João Paulo Lobo prestigiando as apresentações.

A Defensoria Pública do Acre (DPE/AC), por meio do programa Defensores do Futuro, realizou, na manhã desta sexta-feira, 12, a culminância das atividades do Projeto TEED – Trilhas de Educação Emocional, Empreendedora e Educação em Direitos, na Escola Cívico-Militar 15 de Junho, em Senador Guiomard. A iniciativa tem se destacado por fortalecer práticas educativas que promovem transformação social, desenvolvimento emocional e protagonismo estudantil.

Ao longo do ano, a escola atendeu 360 estudantes do 6º ao 9º ano no turno da manhã e 259 alunos no turno da tarde, todos envolvidos nas ações formativas do TEED. A culminância reuniu apresentações musicais, murais de arte e projetos de negócios, exposição de fotos e curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos, que abordaram temas como sonhos, emoções, frustrações e os desafios da adolescência.A coordenadora de ensino, Regineide Gouveia expressou alegria com a realização dos trabalhos.

A coordenadora de ensino, Regineide Gouveia, destacou a importância da iniciativa dentro da escola e a parceria com a DPE/AC. Segundo ela, o sucesso do projeto só é possível graças ao envolvimento de toda a equipe pedagógica. Professores também participaram das apresentações, reforçando a integração entre educadores e estudantes.A professora, Railane Santana se emocionou em diversos momentos durante as apresentações dos trabalhos.

A professora de espanhol, Railane Santana, relatou que o TEED trouxe transformações significativas tanto para os alunos quanto para sua atuação docente “A importância maior desse projeto é esse repertório, porque sentir todos nós nascemos sentindo. Só que, através desse projeto, eles vão saber nomear e regular suas emoções. Eu creio que é um projeto muito importante e que espero que cresça em todos os municípios do estado, porque nós faremos um futuro de pessoas saudáveis.”

Ela conta que os estudantes se envolveram intensamente. “Eles amaram, estão super empolgados. É algo que eles vão levar para além da escola. Já recebi relatos de pais que começaram a conversar com os filhos sobre sentimentos, como um aluno que disse ao pai: ‘homem também chora’, e aquilo abriu um diálogo dentro de casa.”

Railane também compartilhou a transformação pessoal que viveu a partir do projeto. “Para mim foi um divisor de águas. Eu aprendi a olhar para mim mesma, a buscar esse cuidado emocional. Modificou totalmente a minha vida. Hoje faço atividade física, reeducação alimentar, mentoria psicológica. Entendi que o mundo começava em mim, que quando eu estivesse bem isso refletiria em todas as áreas.”A estudante Ludmilla Rodrigues participou da produção de filmes.

A estudante Ludmilla Rodrigues de Lima, de 12 anos, que participou da produção de filmes, também comentou sobre o impacto do projeto. “Foi muito legal. A gente fez um filme e eu aprendi que todo mundo tem sentimentos. A gente não pode fazer alguém que já está triste ficar mais triste. Tem que ajudar a pessoa a ficar feliz.”o aluno Pedro foi um dos destaques da culminância.

O aluno Pedro, responsável por uma dinâmica de adivinhação de filmes durante o evento, foi destacado pela coordenação por sua evolução ao longo dos três anos em que participa do projeto.

Segundo a coordenadora Regineide, o progresso do estudante simboliza o impacto do TEED na vida escolar. “O projeto faz toda a diferença na vida diária da escola, dos alunos e também na nossa vida como professores. As trilhas são trabalhadas de acordo com a realidade da escola. O Pedro, por exemplo, é a prova viva de que a educação faz sentido na vida. Hoje ele interage, participa e é praticamente meu braço direito.”A coordenadora do programa Defensores do Futuro, Roseane Lima, durante sua fala no evento.

Ao final do evento, a coordenadora do programa Defensores do Futuro, Roseane Lima, celebrou os resultados obtidos. “Saio da escola com o coração cheio de alegria em saber que, mais um ano, conseguimos desenvolver as atividades. A adesão dos professores e da equipe gestora foi muito grande. Isso mostra que as metodologias fazem sentido, que os professores repassam com clareza, segurança e apoio da equipe do programa.”

Ela também confirmou a continuidade da parceria.“Hoje assinamos o termo de adesão mais uma vez. Estaremos juntos em 2026, aperfeiçoando e ampliando nosso alcance, não só com as crianças, mas também com suas famílias.”

A Atividade também contou com a presença de uma representante da secretária de Educação e do servidor da DPE/AC João Paulo Lobo. Assessoria Defensoria Pública.