Acidente com máquina pesada quase arranca braço de colono na zona rural de Rio Branco
O trabalhador rural Eliel Mesquita da Costa, de 40 anos, sofreu um grave acidente de trabalho no final da tarde deste sábado (13), no Projeto Oriente, localizado no ramal Nova Olinda, zona rural de Rio Branco.
De acordo com informações repassadas pelo irmão da vítima, Eliel ajudava um amigo na manutenção de um trator quando, de forma inesperada, uma hélice se soltou e atingiu o braço esquerdo do trabalhador.
O ferimento grave provocou forte sangramento. Rapidamente, populares colocaram o colono em uma caminhonete e o trouxeram em busca de socorro. O local é de difícil acesso, distante cerca de 140 km da capital. No entanto, um aparelho de Starlink permitiu que o Samu fosse informado. A ambulância 08 de suporte básico foi enviada à frente para prestar os primeiros atendimentos. A informação inicial era de que a vítima estaria com o membro superior semi amputado.
Diante da gravidade da situação, foi solicitado o apoio imediato de uma ambulância de suporte avançado. A equipe de suporte avançado, sob o comando do Dr. Lucas, interceptou a ambulância 08 nas proximidades do km 40 da Rodovia AC-90, também conhecida como estrada Transacreana.
Após ser estabilizado, Eliel Mesquita foi encaminhado ao Pronto-Socorro em estado de saúde estável. No entanto, o trabalhador passará por avaliação de médicos especializados e possivelmente será submetido a procedimentos cirúrgicos.
O incidente levanta questionamentos sobre a necessidade de cuidados ao manusear maquinários pesados de forma adequada, com o objetivo de evitar tragédias.