Em pronunciamento de Natal, Lula destaca queda do desemprego, recorde de empregos formais, redução da pobreza e avanços sociais
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez na noite da última quarta-feira (24), um pronunciamento oficial de Natal em cadeia nacional. O discurso, com cerca de seis minutos de duração, abordou temas como o fim da escala 6×1, indicadores da economia, a violência de gênero e a relação do Brasil com os Estados Unidos.
Durante a fala, Lula ressaltou resultados econômicos e sociais alcançados ao longo do ano. Segundo o presidente, o país encerra o período com a menor taxa de desemprego da história, além de recordes na geração de empregos com carteira assinada. Ele também destacou o aumento da renda média dos trabalhadores e o controle da inflação.
“Encerramos o ano com a menor taxa de desemprego da história. O emprego com carteira assinada bate recordes. A renda média dos trabalhadores é a maior que já houve. E a inflação acumulada em quatro anos será menor de todos os tempos”, afirmou.
O presidente também mencionou a redução dos índices de pobreza e desigualdade. De acordo com Lula, somente neste ano, cerca de dois milhões de pessoas deixaram o programa Bolsa Família após melhoria de renda.
Outro ponto abordado foi a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Lula afirmou que, com as mudanças, o documento ficou até 80% mais barato, tornando o acesso mais fácil para a população.