×

Últimas

Ex-militar diz que inventou relato sobre ET após oferta de R$ 5 mil de ufólogo

Trinta anos após o chamado Caso ET de Varginha, em Minas Gerais, um ex-militar do Exército afirmou que o depoimento que prestou nos anos 1990 sobre a suposta atuação das Forças Armadas no transporte de uma criatura extraterrestre era falso. A revelação foi feita no documentário “O Mistério de Varginha”, disponível no Globoplay.

Segundo o ex-militar, o relato que ajudou a reforçar a narrativa do caso teria sido inventado após uma oferta de R$ 5 mil feita por um ufólogo. À época, declarações atribuídas a bombeiros e militares contribuíram para ampliar a repercussão do episódio, que inicialmente se limitava ao testemunho de três meninas.

Em janeiro de 1996, as jovens afirmaram ter visto uma criatura considerada estranha, com cerca de um metro e meio de altura, corpo magro, pele escura e oleosa, além de olhos grandes e avermelhados. O caso ganhou projeção internacional e se tornou um dos episódios mais emblemáticos da ufologia brasileira.

A nova declaração reacende o debate sobre a veracidade dos relatos que sustentaram o episódio e lança dúvidas sobre parte das informações que, por décadas, alimentaram o imaginário popular em torno do suposto encontro com um ser extraterrestre.