×

Últimas

Associação dos Delegados de Polícia Civil do Acre repudia atitude de juiz aposentado ao expor agentes durante operação policial

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Acre (ADEPOL/AC) divulgou, nesta terça-feira (13), uma nota de veemente repúdio à divulgação de imagens que expõem placas de viaturas descaracterizadas e a identificação visual de policiais e delegados em atuação operacional. O conteúdo foi publicado, na manhã de hoje, em um perfil do Instagram atribuído ao juiz de direito aposentado Edinaldo Muniz.

De acordo com a ADEPOL/AC, a publicação mostra veículos utilizados em investigações e rostos de agentes da segurança pública sem qualquer autorização, em total desrespeito aos protocolos mínimos de proteção operacional. A entidade destaca que a exposição é ainda mais grave pelo fato de o autor da postagem ser magistrado aposentado, alguém que, segundo a associação, tem pleno conhecimento dos riscos envolvidos.

“A divulgação desse tipo de conteúdo não é “informação”: é colocar um alvo nas costas de quem combate ao crime organizado. Mostrar no Instagram, sem autorização, rosto de policiais e delegados que estão atuando em operações contra o crime organizado ameaça diretamente a integridade desses agentes e compromete futuras investigações”, diz trecho da nota.

A entidade enfatiza que o posicionamento não se trata de censura ou de tentativa de limitar a liberdade de imprensa ou o debate público.

“Ninguém tem o direito de transformar segurança pública em vitrine, expondo pessoas identificáveis e meios sigilosos de atuação do Estado – principalmente quando isso pode custar vidas e sabotar o combate ao crime organizado”, destacou.

Para a associação, expor placas de viaturas e rostos de agentes em atuação coloca o Estado em desvantagem e concede vantagem ao crime organizado, sendo uma prática considerada inaceitável.