Governo do Acre emite nota sobre cancelamento do Carnaval da Família devido à cheia do Rio Acre
O governo do Estado do Acre informou, por meio de nota pública o cancelamento do tradicional Carnaval da Família em 2026. A decisão ocorre em razão da elevação do nível do Rio Acre, que permanece acima da cota de transbordamento.
Segundo o comunicado, a medida foi adotada com base na responsabilidade com a segurança da população e na definição de prioridades diante do atual cenário. O governo destacou que, neste momento, os esforços estão concentrados nas ações de monitoramento, prevenção e atendimento às famílias afetadas ou em risco por conta da cheia.
A gestão estadual informou ainda que todas as equipes e recursos estão direcionados para garantir assistência social, suporte logístico e apoio às defesas civis municipais, que atuam diretamente no enfrentamento dos impactos causados pela elevação do rio.
Na nota, o governo agradeceu a compreensão da sociedade acreana e reforçou o compromisso com a proteção da vida e o bem-estar da população, ressaltando que o cancelamento do evento busca reduzir riscos e assegurar uma resposta mais eficiente à situação de emergência.
O Carnaval da Família integra o calendário cultural do estado e tradicionalmente reúne milhares de pessoas, mas, neste ano, não será realizado em razão do contexto enfrentado pelo Acre.