Segunda-feira será quente, mas com possibilidade de chuvas pontuais no Acre
Nesta segunda-feira (2), o tempo instável aliado à elevada umidade do ar favorece a ocorrência de chuvas pontuais ao longo do dia em diversas regiões do país e também em áreas da América do Sul. As precipitações podem ser fortes em alguns pontos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
De acordo com a previsão do Portal Otempo Aqui, há risco de chuvas muito intensas em áreas específicas, com possibilidade de transtornos à população, especialmente em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, no leste da Bolívia e na região de selva peruana.
No Acre, a previsão indica predomínio de tempo quente, porém ventilado, com ocorrência de chuvas pontuais ao longo do dia.
Já nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo segue quente e bastante ventilado, com presença de sol, aumento de nuvens e chuvas isoladas. A probabilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar mínima varia entre 40% e 50% durante a tarde, enquanto a máxima pode alcançar entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram de fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste. A chance de ventos fortes e temporais é muito baixa.
Já no Centro e oeste do estado, abrangendo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá o cenário é semelhante: tempo quente e ventilado, com sol entre nuvens e chuvas passageiras e pontuais. A possibilidade de chuvas fortes também é baixa. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima fica entre 90% e 100% no início da manhã. Os ventos permanecem fracos a calmos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste, e há muito baixa probabilidade de ventos intensos ou temporais.