Quarta-feira será quente e ventilada, com possibilidade de chuvas pontuais no Acre
Nesta quarta-feira (4), o tempo segue instável em diversas áreas do Norte e do Centro-Oeste do Brasil, além de regiões da Bolívia e do Peru. A elevada umidade do ar favorece a ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em alguns locais, segundo dados meteorológicos.
As áreas mais afetadas incluem o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal. Fora do país, as planícies da Bolívia e a região de selva do Peru também estão sob influência do mesmo sistema atmosférico. Em alguns pontos, as precipitações podem ser muito intensas, aumentando o risco de transtornos à população, especialmente em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, na selva peruana e no leste boliviano.
Segundo o Portal Otempo Aqui, no Acre, apesar da instabilidade regional, o cenário é um pouco diferente. O estado deve registrar predomínio de tempo quente e ventilado, com ocorrência de chuvas rápidas e pontuais.
No leste e sul acreano, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol entre nuvens, calor e ventos moderados. A possibilidade de chuvas fortes é considerada baixa. A umidade relativa do ar deve variar entre 45% e 55% no período da tarde, alcançando níveis elevados ao amanhecer, entre 90% e 100%. Os ventos sopram predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste, e há muito baixa probabilidade de ventos fortes ou temporais.
Já no centro e oeste do estado, nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão indica tempo quente, com presença de sol, aumento de nuvens e chuvas passageiras e localizadas. Assim como nas demais regiões acreanas, o risco de chuvas intensas, ventos fortes ou temporais é considerado muito baixo. A umidade do ar apresenta comportamento semelhante, com índices mínimos entre 45% e 55% à tarde e máximos entre 90% e 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos devem soprar fracos a calmos, com rajadas moderadas, também predominando do norte.
As autoridades recomendam que a população das áreas com previsão de chuvas mais intensas acompanhe os boletins meteorológicos e fique atenta a possíveis alertas, especialmente em regiões mais vulneráveis a alagamentos e outros transtornos causados pelas precipitações.