Anvisa registra 6 mortes suspeitas por pancreatite associada ao uso de canetas emagrecedoras
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) registrou seis mortes suspeitas por pancreatite associadas ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil. O órgão aponta um aumento contínuo no número de notificações desde o ano de 2020, o que acende um alerta para o uso desses medicamentos.
De acordo com levantamento da Anvisa, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2025, foram registradas 145 notificações de suspeitas de pancreatite relacionadas ao uso de princípios ativos como semaglutida, liraglutida, dulaglutida e tirzepatida substâncias indicadas principalmente para o tratamento do diabetes, mas que passaram a ser amplamente utilizadas para emagrecimento.
A agência reforça que as notificações não confirmam, necessariamente, relação direta de causa e efeito, mas indicam a necessidade de uso responsável e acompanhamento médico rigoroso. O uso inadequado ou sem prescrição pode aumentar os riscos de efeitos adversos graves.
A Anvisa orienta que medicamentos desse tipo sejam utilizados somente com prescrição médica, respeitando as indicações aprovadas e com monitoramento contínuo da saúde do paciente.