Eber Machado afirma que relatório da CGU confirma denúncias sobre compra sem licitação do “Aedes do Bem”
O vereador Eber Machado (MDB) afirmou, nesta terça-feira (10), que um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) confirma irregularidades já apontadas por ele desde o ano passado na compra de uma tecnologia destinada ao combate à dengue em Rio Branco, o “Aedes do Bem”. As declarações foram feitas durante entrevista à imprensa.
Segundo o parlamentar, a aquisição do equipamento ocorreu em junho, período que, de acordo com ele, não corresponde ao pico sazonal da doença. Além disso, a compra teria sido realizada sem licitação e com pagamento efetuado em menos de 30 dias.
“O período dessa compra que foi no mês de junho e nós sabemos que o período sazonal da dengue é no inverno. Foi feito uma compra no verão sem licitação, pagamento realizado em menos de 30 dias”, disse Eber Machado.
O vereador disse ainda que levou o caso aos órgãos de controle e que o documento aponta responsabilidade direta da gestão municipal. “Fizemos as denúncias aos setores, aos órgãos de controles e hoje tivemos o resultado do relatório da CGU”, pontuou.
O vereador também destacou que a Procuradoria-Geral do Município teria emitido parecer favorável à realização da compra, mesmo diante dos questionamentos levantados.