×

Últimas

Por trás das cortinas, o escândalo que vai vir à tona entre a Ricco e um secretário do Sebastião Bocalom

Nos próximos dias, um grande escândalo deve vir à tona envolvendo um secretário municipal e a empresa Rico Transportes. A relação entre ambos é descrita por fontes como quase umbilical e coloca o agente público no centro de decisões que garantem a permanência da empresa no sistema de transporte do estado. É esse mesmo secretário, segundo apurações preliminares, quem atua de forma decisiva para manter o subsídio milionário pago à concessionária, apesar das recorrentes queixas da população sobre um serviço deficitário, irregular e aquém do que Rio Branco precisa.

O cenário que se desenha é grave. A empresa deve se tornar alvo de novos inquéritos policiais a partir de diversas denúncias que apontam falhas no cumprimento de critérios nacionais de controle de passageiros, especialmente no que diz respeito à verificação diária do número real de pessoas que passam pela catraca.

A inconsistência desses dados é considerada um ponto sensível, já que influencia diretamente o cálculo de repasses públicos e a transparência do sistema.

A equipe de reportagens apura que o caso está em curso e promete desdobramentos. Nos próximos dias, serão ouvidos o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado, pela reportagem, com o objetivo de esclarecer o que de fato está acontecendo, quais são as responsabilidades envolvidas e quais problemas a empresa pode enfrentar muito em breve.

A população, que diariamente sente no bolso e no tempo os impactos de um transporte público precário, aguarda respostas claras e providências concretas.